terça-feira, agosto 01, 2006

Vivekananda, Uma vida repleta com a Arte do Amor



Swami Vivekananda (1863-1902)

Foi o principal discípulo de Ramakrishna e um porta-voz mundial da Vedanta. Dotado de profunda espiritualidade e poderoso intelecto, teve uma vida curta (viveu somente 39 anos), mas altamente produtiva.

Em seu veemente anseio de conhecer a verdade sobre Deus, o jovem Vivekananda questionava com freqüência os homens reputados como santos e sábios da Índia de então, perguntando se eles tinham visto Deus. Sua busca teve fim ao encontrar Ramakrishna, que lhe respondeu sem hesitar: "Sim, já vi Deus. Eu O vejo como vejo você aqui, só que mais claramente... Deus pode ser realizado. Pode-se vê-Lo e conversar com Ele, assim como o estou fazendo com você". A partir de então, torna-se discípulo de Ramakrishna, seguindo seus ensinamentos e alcançando a mais elevada realização espiritual.

Depois da morte de seu mestre, Vivekananda renunciou ao mundo e peregrinou, como monge errante, por toda a Índia. Sentiu-se profundamente tocado pela riqueza espiritual de seu país, mas também pela extrema pobreza material de seu povo. Isso o levou a buscar ajuda material do ocidente para minorar esse sofrimento. Diante da oportunidade de representar o hinduísmo no Parlamento das Religiões de Chicago, em 1893, sentiu que esse era o momento de dar início à sua missão.